quarta-feira, 9 de julho de 2014

A comunicação a serviço da evangelização
“Ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Co 9:16)

Quando o anjo Gabriel comunicou o plano de salvação do Pai à virgem Maria, ela pôs-se a pensar o que aquilo significava; “Entrando, o anjo, disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lc 1, 28). Aconteceu ali a maior comunicação de todos os tempos – o projeto de salvação de Deus para com o seu povo se realizava – e após o diálogo com o anjo, a resposta de Maria foi um SIM, sem hesitação nenhuma. Precisamos também dar nosso SIM, assim como Maria, sem hesitar, buscando levar o nome de Jesus Cristo a todos os lugares possíveis.
Sabemos que não existe evangelização sem comunicação. Evangelizar implica necessariamente em comunicar. Até mesmo o testemunho de vida como ação evangelizadora é um pressuposto e também uma forma de comunicação. O ato de testemunhar é comunicar com a própria vivência a mensagem do Evangelho.
O Papa João Paulo II na Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, em Março de 2002, lançou um grande desafio para toda a Igreja.

“É fundamental considerar o nosso empenho com o mundo dos meios de comunicação social como uma para a qual o Espírito Santo chama agora a Igreja no mundo. (…) O principal desafio é encontrar as formas para garantir que a voz da Igreja não seja marginalizada ou silenciada na arena moderna dos meios de comunicação social. Portanto, deveis desempenhar um papel ao garantir que o Evangelho não seja limitado a um mundo estreitamente privado. Não! Jesus deve ser proclamado ao mundo; a Igreja deve entrar no grande foro dos meios de comunicação com coragem e confiança.”

Que o Espírito Santo nos impulsione a realizar uma missão que nos faça sair do comodismo, pois somos continuadores das vontades de Jesus Cristo na Igreja.

Oração a São Gabriel Arcanjo
Portador das boas novas, das mudanças, da sabedoria e da inteligência. Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias mensagens boas e otimistas. Fazei com que eu também seja um mensageiro, proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo. Concedei-me o alcance de meus objetivos. Que assim seja.


Denise Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário