Logo que vemos esse título, podemos nos fazer a seguinte pergunta: “E se comunicar com alguém é arte???” Para responder a esse questionamento, vejamos uma definição da palavra arte, trazida pelo dicionário Larousse, que diz que ela significa “capricho na elaboração de algo”. Então aí está o segredo da comunicação, tratá-la como uma arte, tendo o maior zelo possível ao elaborar nossa forma de se comunicar nas mais diversas situações.
Um dos princípios que mais devem ser levados em conta na comunicação (seja ela visual ou auditiva) é se expressar sempre com o coração, pois é nele que o Senhor mora e o Espírito Santo age em nossas vidas, então se queremos nos comunicar de forma autêntica e verdadeira, é preciso sim usar nossa racionalidade, mas sem esquecer da importância fundamental que trazem as palavras que brotam do coração. Como exemplo claro disso podemos perceber em Mc 6, 1-3 que enquanto Jesus ensinava na sinagoga de sua terra natal, todos ficaram admirados com tamanha sabedoria e com os milagres que Ele realizava, pois sabiam que Ele era filho de um carpinteiro e conheciam a sua família. Mas eles não entendiam o que era mais importante: Jesus fazia tudo aquilo pelo Amor que Ele trazia no coração por cada um dos seus filhos, e se no Seu coração só existia Amor, as palavras que Ele dizia eram Amor.
Outra condição fundamental para que aconteça uma boa comunicação é saber modificar a nossa linguagem de acordo com a situação em que nos encontramos, isso sem deixar de lado a nossa identidade e o nosso objetivo, que é levar a Boa Nova a todas as pessoas. Se estamos falando com crianças, que possamos usar uma linguagem simples e acessível ao seu entendimento, se forem jovens, que sejamos mais espontâneos e os levemos a refletir sobre os caminhos que a vida oferece, e assim sucessivamente, de acordo com cada idade e realidade que estivermos em contato. Para que esse molde de nossa linguagem não seja vazio e não perca o sentido primordial da nossa comunicação, que é conduzir as pessoas ao Amor, é preciso também o auxílio do Espírito Santo, pois só Ele sabe a maneira certa de se expressar em qualquer situação. Para ilustrar esse momento podemos lembrar de Mc 1, 21-22 onde todos em Cafarnaum se maravilhavam com os ensinamentos de Jesus, pois Ele ensinava de um modo diferente dos escribas. Certamente um dos fatores que fazia com que Jesus atraísse a atenção das pessoas era a sua linguagem simples, falando de acordo com a cultura da época, pois os escribas deviam usar uma linguagem muito difícil para o entendimento do povo, para mostrar a sua superioridade intelectual diante de todos.
Em resumo, se soubermos falar com o coração e de acordo com a realidade na qual estivermos inseridos, o efeito causado pela nossa comunicação será bem maior e outros corações serão alcançados e poderão sentir esse infinito Amor que tanto queremos transmitir a todos que nos rodeiam. Que possamos refletir e melhorar a nossa comunicação na nossa família, na nossa escola, no nosso trabalho e em qualquer lugar que o Senhor nos chamar a estar para evangelizar com nosso testemunho de vida!!!
Por Emílio Junior
Membro do Grupo de Oração Vida Nova
Deus abençoe a todos!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário