domingo, 26 de fevereiro de 2012

I- Domingo da Quaresma

“O Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho”
 (Mc. 1, 15)

Amados irmãos,

Celebramos nesta semana o primeiro domingo da quaresma. A Igreja nos convida por meio da liturgia a reviver os quarentas dias que Jesus passa no deserto em oração e jejum antes de ser entregue aos judeus. Este tempo é um tempo de penitencia e de uma busca de reconciliação com Senhor, que sempre nos espera com seus braços abertos. São Marcos, no seu Evangelho, nos diz que o Espírito impeliu Jesus Cristo para o deserto, onde Ele passou quarenta dias. Após estes dias de oração e jejum “Foi tentado pelo demônio” (Mc. 1, 13). Jesus se prepara por meio da oração e da abstinência para a sua grande missão que salvaria a humanidade das cadeias do pecado. É neste momento de privação que o tentador, isto é, o demônio se aproxima dele e tenta engana-lo com suas mentiras. Contudo, o Senhor mostra-nos que quando estamos em sintonia com o Pai, ainda que pareçamos fracos, por meio da graça podemos vencer o mal, porque Deus nos dar sua força. Marcos ainda acrescenta, “E os anjos o serviam” (Mc. 1, 14), esta frase mostra a assistência de Deus, envia os seus anjos para servir seu amado filho logo que o tentador se retira. Depois de ter passado os quarentas dias no deserto, Cristo Jesus vai a Galileia anunciar a boa nova do Reino de Deus e completar a sua missão.
Caríssimos, do mesmo modo que falava aos judeus, hoje Cristo Jesus está a dizer, “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho” (Mc. 1, 15). É por ouvir a voz do seu Esposo (Jesus Cristo) que continuamente nos convida a conversão, que a Igreja nos disponibiliza, por meio da liturgia, este tempo especial onde meditamos e relembramos o sofrimento que Nosso Salvador passou por amor a todos nós. Na primeira leitura, o livro do Gênese nos fala da aliança que o Senhor Deus faz com Noé, “Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra” (Gn. 9, 11). As aguas do diluvio que purifica toda a terra do pecado e de toda imundice é uma figura do batismo após a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, como São Pedro mesmo afirma em sua primeira carta, “Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1Pd. 3, ).
Assim como toda a terra foi lavada e purificada palas aguas do dilúvio, por meios das aguas do batismo nossa alma é lavada e purificada de toda impureza do pecado. Cristo é o sinal da Nova Aliança que faz Deus com os homens. É por meio da Cruz de Cristo que toda a humanidade foi salva do poder do pecado e da morte. No salmo que meditamos neste domingo o salmista diz, “Senhor, mostrai-me os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas. Dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus de minha salvação e em vós eu espero sempre” (Sl. 24). O pedido do salmista é atendido, é o próprio Jesus, o Filho de Deus, que vai indicar o caminho pelo qual o homem deve seguir para chegar ao Pai. É Ele o caminho verdadeiro que nos leva a Deus. Por meio do seu sacrifício Cristo abre as portas dos Céus para nós, nele nos tornamos filhos de Deus e herdeiro da graça, como nos diz São Paulo.
Amados irmãos, que durante esta Quaresma possamos seguir confiantes nos caminhos do Senhor, porque o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho. Que possamos arrepender-nos das nossas faltas e voltar o nosso coração para o Senhor Deus, pois Ele é “bom e reto, por isso reconduz os extraviados ao caminho reto. Dirige os humildes na justiça, e lhes ensina a sua via” (Sl. 24). Peçamos a Maria Santíssima que nos acompanhe e nos guia ao coração do seu amado Filho, Nossa Senhora Consoladora dos aflitos, rogai por nós. Amém.


Roma, 26 de fevereiro, 1° Domingo da Quaresma, do ano do Senhor de 2012.



Seminarista Acival Vidal de Oliveira
Diocese da Estância – SE/Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário