segunda-feira, 23 de abril de 2012

III Domingo da Páscoa


A paz esteja convosco!
(Lc. 24, 36)

Amados irmãos em Cristo,

A Liturgia deste domingo nos faz participar da alegria de anunciar a Boa Nova, alegria que era vivia pelos discípulos de Jesus. São Lucas no Atos dos Apóstolos fala-nos do discurso de Pedro diante dos judeus. São Pedro iluminado pelo Espirito Santo chama a conversão aquele povo de coração duro que tinha condenado injustamente o Salvador. As palavras de Pedro parece tocarem nosso coração, parece que fala também a Nós. Igualmente aos judeus, nós por meio da nossa desobediência e faltas diante do amor de Deus, somos de certa forma cumplices da injusta condenação de Cristo Jesus, “que vós entregastes e negastes perante Pilatos...Mas vós renegastes o Santo e o Justo e pedistes que se vos desse um homicida” (At. 3, 13-14). Conforta-nos as palavras de Pedro quando diz que somos perdoados por meio do sacrifício do Messias, “Deus, porém, assim cumpriu o que já antes anunciara pela boca de todos os profetas: que o seu Cristo devia padecer. Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados” (At. 3, 18-19), Cristo Jesus por meio do seu sacrifício alcança o perdão dos nossos pecados. É Ele o cordeiro de Deus que uma vez por todas é ofertado em sacrifício agradável ao Pai. Jesus eternamente esta diante de Deus mostrando suas chagas, intercedendo por todos nós.
Caríssimos, devemos deixar sermos guiados pela Palavra do Senhor. Abandonar as nossas más ações que só distancia-nos de Deus e apoiar-nos em Cristo nosso salvador. São João, na segunda leitura de hoje, exortar-nos a viver uma vida santa sem pecado, “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1Jo. 2, 1-2). João aconselha-nos a não cair em pecado, contudo se por acaso cairmos, não devemos nos desespera porque temos Cristo que nos perdoa, que nos dará força para continuar nossa caminhada e corrigir nossos erros. João coloca o cumprimento dos mandamentos, como uma via segura onde podemos chegar a Deus, “Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos... Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito” (1Jo. 2, 3.5). De fato, a observância dos mandamentos (o decálogo) é uma forma de retribuição ao amor de Deus por nós, “É assim que conhecemos se estamos nele” (1Jo. 2,5).
Por fim chegamos ao Evangelho, neste domingo São Lucas apresenta Jesus como àquele que traz a paz e a tranquilidade aos corações aflitos e desesperançados, “A paz esteja convosco!” (Lc. 24, 36). Jesus mais uma vez aparece em meio aos seus discípulos, não quer deixá-los sós. Quer estar sempre perto, os encorajando a seguir em frente com o anuncio da Boa Nova. Os discípulos estão perturbados, ainda não conseguem perceber que Jesus está vivo. Jesus vem ao seu encontro e lhes explica mais uma vez tudo o que aconteceu, “Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia” (Lc. 24, 45-46). Para enfatizar ainda mais sua presença, come e mostra as suas chagas para que eles vejam que é realmente Ele, não é um fantasmas. Por fim, relembra-os da grande missão que eles receberam, a de anunciar o Evangelho em toda Terra, “E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso” (Lc. 24, 47-48).
Irmãos! Jesus hoje também nos relembra que a missão de levar a Boa Nova do Evangelho também é nossa. Todos nós cristãos batizados, somos anunciadores do Evangelho do Senhor. Nestes dias difíceis onde nos deparamos com tantas dificuldades, medos e perturbações, o Senhor entra nos nossos corações e diz, Que paz esteja com você! Não estamos sós, o Senhor estar muito próximo de nós. Às vezes nos momentos de sofrimentos e dificuldades, não percebemos a presença de Jesus ao nosso lado, porque neste momento Ele nos leva nos seus braços. Assim é impossível vê-lo ao nosso lado, no entanto, se olharmos para o alto, veremos sua face de amor que nos dirá, calma! Tranquilo! Eu te carrego nos meus braços, você está seguro, fiquem em paz. É este o desejo do salmista, seu pedido é que o Senhor faça brilhar o esplendor de vossa face (Cf. Sl. 4) sobre os nossos pobres corações desencorajados pelas dificuldades da vida. Peçamos a Maria, que venha permanecer do nosso lado durantes os momentos difíceis onde não percebemos a presença do Senhor. Maria Mãe dos desesperançados, roga por nós. Amém.



Roma, 22 de abril, 3° Domingo da Páscoa, do ano do Senhor de 2012



Acival Vidal de Oliveira
Diocese de Estancia-Se
Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário