sábado, 28 de abril de 2012

IV Domingo da Pascoa – O Bom Pastor


Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem
 (Jo 10, 14)


Amados irmãos,

Neste domingo celebramos o Cristo Bom Pastor. No Evangelho de São João é o próprio Jesus Cristo que se intitula como Bom Pastor: como aquele que cuida, que vela pelo seu rebanho e não permite que nenhum animal selvagem o fira. Nós somos comparados com o rebanho do Senhor, a porção amada pela qual o Pastor estar disposto a doar sua própria vida. Jesus também faz a diferença entre o Bom Pastor e os mercenários, fala que as ovelhas só ouvem a voz do Pastor, “Todos os que vieram antes de mim- são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram” (Jo 10, 8). Jesus coloca-se como a porta pela qual se deve entrar no Reino dos Céus, “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10, 9). O Senhor não é indiferente ao nosso sofrimento, nos conhece e nos ama, “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem” (Jo 10, 14). As ovelhas conhecem a voz do pastor porque ele é sempre presente, existe uma proximidade que possibilita conhecer um ao outro, o pastor estar sempre ao lado de suas ovelhas e jamais abandonará seu rebanho quando chegar a tormenta e os perigos.
Jesus quer mostrar que o verdadeiro pastor escuta os clamores das suas ovelhas, se compadece da ovelha ferida, está sempre atento à necessidade do seu rebanho. O bom pastor é aquele que, mesmo à noite, está a velar seu rebanho e não consegue dormir sem que antes tenha a certeza de que seu rebanho está seguro, protegido da chuva e do frio. O coração do pastor não descansa até que encontre a ovelha que está fora do aprisco. O pastor não só vela seu rebanho, mas o leva ao abrigo seguro onde ele possa repousar e recuperar sua energia. Jesus sabe que não há lugar mais seguro que o seu coração; é aí que encontramos a paz e o descanso: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” ( Mt 11, 28). Nesta caminhada é importante lembrar que Cristo vai à frente guiando o seu rebanho: “vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz” ( Jo 10, 4), fazemos parte do rebanho do Senhor e Ele sempre cuidará de nós porque nos ama e não quer que nenhum de nós se perca pelo caminho, está disposto de deixar as noventa e nove para nos regatar.
Caríssimo durante esta semana peçamos forças a Deus para nos comportar como ovelha do Senhor. Façamos um breve referimento ao salmo 22, que nos fala da confiança no Bom Pastor. Há esperança! Ainda estamos a tempo de voltar os nossos corações para o Senhor, de humildemente, a exemplo do rei Davi, arrepender-nos de nossas faltas, nossos pecados e entregarmo-nos nas mãos do Senhor. É ele o Pastor que nos conduz “pelos caminhos retos, por amor do seu nome” (Sl. 22). Não estamos sozinhos o bom Deus, como chamava o Santo cura d’Ars, está conosco nos protegendo de todo o mal, “A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida” (Sl. 22). Nesta confiança entreguemo-nos nossas vidas a Cristo Bom Pastor, somos suas ovelhas e junto a Ele caminharemos seguros. Que Maria Santíssima nos ajude a cumpri nossos propósitos. Maria Consoladora dos aflitos, rogai por nós. Amém.


Roma, 22 de abril, 3° Domingo da Páscoa, do ano do Senhor de 2012



Acival Vidal de Oliveira
Diocese de Estancia-Se
Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário