sábado, 1 de março de 2014

"NO SEU VERBO, DEUS DISSE TUDO

65. «Muitas vezes e de muitos modos falou Deus antigamente aos nossos pais, pelos Profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos pelo seu Filho» (Heb 1, 1-2). Cristo, Filho de Deus feito homem, é a Palavra única, perfeita e insuperável do Pai.
N'Ele, o Pai disse tudo. Não haverá outra palavra além dessa. São João da Cruz, após tantos outros, exprime-o de modo luminoso, ao comentar Heb 1, 1-2:
«Ao dar-nos, como nos deu, o seu Filho, que é a sua Palavra – e não tem outra – (Deus) disse-nos tudo ao mesmo tempo e de uma só vez nesta Palavra única e já nada mais tem para dizer. [...] Porque o que antes disse parcialmente pelos profetas, revelou-o totalmente, dando-nos o Todo que é o seu Filho. E por isso, quem agora quisesse consultar a Deus ou pedir-Lhe alguma visão ou revelação, não só cometeria um disparate, mas faria agravo a Deus, por não pôr os olhos totalmente em Cristo e buscar fora d'Ele outra realidade ou novidade.

JÁ NÃO HAVERÁ OUTRA REVELAÇÃO

66. «Portanto, a economia cristã, como nova e definitiva aliança, jamais passará, e já não se há-de esperar nenhuma nova revelação pública antes da gloriosa manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, apesar de a Revelação já estar completa, ainda não está plenamente explicitada. E está reservado à fé cristã apreender gradualmente todo o seu alcance, no decorrer dos séculos. ”
Catecismo da Igreja Católica (Capítulo II, 65 e 66)

O trecho 65 nos leva a parar e pensar as diversas formas que Deus mostra sua face de bondade não apenas no seu filho, mas através de pessoas aqui na terra. Pode ser com gestos e palavras que chegam exatamente quando precisamos por meio de pessoas cheias de Deus. Isso é exemplo para que nós sejamos cheios de Deus e comunicadores da boa nova com a nossa vida.

E como conseguir isso ser assim? Volte ao trecho 66! Deus revela Cristo a todo o momento para nós e está sempre nos esperando para preencher nossa vida e transformar a nossa história, torná-la nova a cada oração e só assim podemos revelar Deus ao irmão.

Emanuelle Santos
Ministra do Acolhimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário